Olho Preguiçoso

11 de jul. de 2011

Bem vindo ao mundo dos pequenos “piratinhas”.





A criança tem uma capacidade de adaptação e imaginação incrível!
Esta foi minha constatação desde que me virei para ajudar meu filho de três anos e meio a se adaptar a um tratamento de uma doença muito pouco comentada: a ampliopia ou “olho preguiçoso”.
Esta é uma doença que quanto mais cedo descoberta, pode-se reverter a situação, já que até os sete anos a criança pode fazer o tratamento por meio de oclusão ocular. 
Chama-se olho preguiçoso porque em função de alguma razão, o cérebro não se conecta um dos olhos e a criança passa a utilizar somente o outro olho para enxergar. O olho não conectado acaba não se desenvolvendo e, se não tratado adequadamente, pode ficar com comprometido permanentemente. E sendo assim, ao invés de ter uma visão binocular, a pessoa adulta terá uma visão monocular.
Infelizmente muitas pessoas só descobrem que têm este problema na adolescência ou quando adultos. Não sendo mais possível fazer o tratamento por meio de tampão. Já se estudam remédios para ajudar no tratamento, mas não há a recuperação em 100%.
O tratamento consiste em estimular o olho que ficou “esquecido”, cobrindo-se o “olho bom” com um tampão e obrigando o outro olho a trabalhar. O médico vai acompanhando e determinando a quantidade de horas de cobrir o olho ‘bom’ por dia. E isto é o difícil, a criança tem que aceitar usar óculos e a colocar o tampão!
Para eu fazer meu filho usar óculos foi muito fácil porque eu e meu marido já o usamos, aí ele achou muito normal! Tivemos o cuidado de comprar um óculos bem bonito pra ele, embora o repertório para meninos seja bem pequeno, mas achamos um eleito por nós o mais bonito (risos).
Ele assustou com o tampão e foram uns dos piores dias da minha vida no início. Solução? Trabalhar o psicológico dele e de nós os pais... “Nós vamos brincar algumas horas do dia de piratinha meu amor !!!!”... E foi uma luta até ele acostumar, mas foi até rápido - uns 15 dias. E para tirar o tampão? Seco não dava, aí acostumamos a tirá-lo debaixo do chuveiro. Mesmo assim ainda ficava cheio de cola o rostinho dele, e outra confusão pra tirar aquela cola toda. Mas hoje também já sabemos qual tampão pôr e como tirar, e agora sai perfeitamente, e muito fácil.
Eu mesma achei aquele tampão horrível, e o olhar das pessoas olhando pra ele com uma cara de dó? Mas ele é muito feliz e inteligente, e logo as pessoas vêem que ele está ótimo, e que o difícil mesmo parece ser é pra gente! Nossos amigos também o tratam de forma natural, enfim, é só um tratamento e o apoio de todos é muito importante.
Sei também que os olhares de dó são de pessoas que desconhecem o problema, e sempre que posso faço questão de explicar de forma que todos saibam que independente dos pais terem ou não problemas de visão, todos devem levar seus filhos ao médico oftalmologista aos 3 anos, afinal, têm outros problemas de visão que também podem ser revertidos com o uso de óculos, mas somente até uma certa idade!
Hoje tenho força porque vejo aquele sorriso tão lindo e sei que estou cuidando do futuro dele e dos seus sonhos. E quando ele crescer vai se orgulhar dos pais dele, da visão e do seu olhar.
Solidariedade aos que descobriram tarde! Mas corram atrás do remédio que já está sendo usado. Busque seus sonhos!


50 comentários:

Marisa disse...

É verdade! Isso é uma grande prova de amor! Parabéns mamãe e papai, pois é uma batalha diaria mesmo. E parabéns aos nossos pequenos piratinhas que são guerreiros e nos enchem de orgulho ao aceitarem a usar o tampão, pois não é facil!!!
Beijos!!!
Marisa

Cristiane disse...

Marisa, parabéns a todos nós. que bom que podemos reverter este problema, ainda é tempo. Cris

Grace disse...

Ai, amei esse tampão colorido!!
Aqui não tem....
Guria, aqui encaramos com mta naturalidade...Tá certo, que como é cidade pqna, todo mundo queia saber se ele tinha feito cirurgia...mas tirando isso, foi tranquilo...
só que agora o danado se rebelou!! heehhe
um beijão!

Cristiane disse...

Menina, eu passei os primeiros dois meses sem tampão colorido ( ele usava 8 horas por dia), qdo passou a usar 4 horas eu descobri que tinha os coloridos, mas vende na net também. se quiser te dou o nome e endereço, infelismente pra menino tem pouca opção, mas esta marca eu amei fiquei satisfeita também por ser fácil de tirar porque era um horror este momento. Bjo

Fabi Alvim disse...

Cris! Vim conhecer seu cantinho!!
Tô me sentindo péssima pq vc me lembrou que ainda não levei minha pequena ao oftalmo... e os 7 anos já estão chegando. Vou marcar AMANHÃ!
Parabéns pelo piratinha! Achei o tampão decorado um mimo!!

Cristiane disse...

Obrigada pela visita. Sempre que quiser, apareça.Tbm adoro estes tampões divertidos!! Bjo, Cris

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog está interessante...

Cynthia

meufilhomeudiamante disse...

Olá Cris,
Também tenho um filho com 3 anos e 9 meses, que tem o mesmo problema nos olhinhos.
Tem dias que aceita bem colocar os pensos, tem outros que é uma luta para convence-lo, com os óculos não houve qualquer problema, é até muito responsável com eles!

Parabéns pelo seu blog! bejinho
Ana Dias

Cristiane disse...

Ana, Obrigada pela visita. Tudo vai passar, estamos tratando não é mesmo? Obrigada pela visita, Cris

Anônimo disse...

Oi Cris!

Vim conhecer seu blog através de um comentário lá no blog Zé Menino onde vc comentou que seu filho tinha um problema no olho... Achei que poderia ser algo parecido com o que o Lucas tem, uma manchinha escura que os médicos falaram "ser normal".

No fim, o "problema" do seu filhote é diferente do meu, mas eu gostei muito de conhecer vcs e ver a forma carinhosa como vc está cuidando de tudo! Parabéns! Seu filho é uma graça!

Beijos
Ju

http://milfacesdejuliana.blogspot.com

Susan disse...

Oi Cris!
Que bom você ter tido essa iniciativa de montar um blog para informar os outros pais sobre essa doença.
Eu mesma não sabia, nunca tinha ouvido falar, mais já cheguei a ver crianças com esses tampões algumas vezes, mais sempre achei natural.
Parabéns mesmo!
Beijokas pra vc e pro seu filhão!

Aline Motta disse...

Cris muito bom compartilhar sua experiência com a gente. Muito interessante seus posts, acho até que vc deveria fazer mais posts a respeito, ainda bem que vc descobriu a tempo. É um grande bem que vc fez a ele. Cuide bem desse gatinho, graças a vc e ao pai ele vai ter um futuro mais feliz. Bjos.

disse...

Tb tenho um piratinha em casa e adorei o tampão estampadinho. Gostaria muito de saber onde encontrar pois até agora só consegui estampado aquele que não cola na pele, fica preso no óculos... Adorei os post. bjuuss

disse...

Tb tenho um piratinha em casa e adorei o tampão estampadinho. Gostaria muito de saber onde encontrar pois até agora só consegui estampado aquele que não cola na pele, fica preso no óculos... Adorei os post. bjuuss

disse...

Tb tenho um piratinha em casa e adorei o tampão estampadinho. Gostaria muito de saber onde encontrar pois até agora só consegui estampado aquele que não cola na pele, fica preso no óculos... Adorei os post. bjuuss

Cristiane disse...

Jo na minha cidade só acho na Drogasil, mas tem sites que vende, vou te indicar um viu:
http://www.sitedacompra.com.br/produto/1081800/Protetor-Ocular-Oftam-Divertido

boa sorte!!! Cris

Dani Rabelo disse...

wow! que bacana o teu texto, excelente forma de explicar a visão de um olho só (esqueci o nome).
O tampão colorido dele é lindo, uma graça!

E adorei saber o que acontece com o tampão, o pq de algumas crianças usarem o tampão, eu mesma já me perguntei várias vezes o pq disso e agora entendi uma parte, obrigada por compartilhar.

Vou ler mais sempre que puder.

Beijos!

Portal de blogs Teia disse...

Olá Cristiane
Nem imaginava que existia essa doença,vou lembrar muito bem disso quando tiver meus filhos,gostei muito da postagem e foi divulgada no Portal Teia.
Até mais

Portal de blogs Teia disse...

Olá Cristiane
Nem imaginava que existia essa doença,vou lembrar muito bem disso quando tiver meus filhos,gostei muito da postagem e foi divulgada no Portal Teia.
Até mais

Daniele disse...

Adorei seu blog, estou vivendo isso exatamente agora! Meu amor está se adaptando mas é difícil! E não consigo achar estes tampões coloridos! E agora? Você pode me ajudar? Obrigada!
Daniele

Cristiane disse...

Oi Daniele, Estes tampões costumam ter na rede Drogasil. Aí na sua cidade tem?? Caso não tenha vccê consegue pela net:
http://www.sitedacompra.com.br/produto/1081800/Protetor-Ocular-Oftam-Divertido

NÃO ESQUEÇA DE INDICAR A COR, tem pra menina e para menino e o colorido, que compensa mais para que tem menina. Cris

Cris disse...

Olá! Vi seu comentário no Blog MR e resolvi passar pra conhecer.
Meu filho apresentou os "sintomas" do estrabismo e é horrível pq as pessoas ficavam falando q ele era vesgo, affff... Mas a pediatra fez o exame no consultório dela e quando ele estava perto de completar 1 aninho encaminhou para o especialista, mas como o problema do meu filho não é tão grave, pq em alguns momentos é q percebemos, o oftalmo indicou que aos 2 anos e meio ele retornasse para nova avaliação e aí sim tratamento. Esse assunto é mt importante e precisa ser abordado pq temos até o 8º ano para tratar.
Continue firme e forte com o tratamento do teu piratinha Lindo!!
Curti muito o seu espaço. E já estou te seguindo.
Não deixe de me fazer uma visitinha Tb http://cphilene.wordpress.com/ .
Curta nossa fan page e g+ obrigada, bjss Cris

Rocio disse...

Quando eu era pequeno eu passar isso, mas agora eu averdad é que eu recuperar bem o suficiente, mas o que se eu não manter-se bem à vista, mas se eu tiver que usar lentes de contato acuvue

Anônimo disse...

Estou a aprender a lidar com o olho preguiçoso do meu príncipe. O olho preguiçoso dele só vê cerca de 5 por cento e em breve vamos começar a usar penso. Conhecem alguém com uma situação semelhante, que percentagem de visão conseguiu recuperar. O meu príncipe têm 5 anos.

Cristiane disse...

Querida mamaãe não conheço ninguém, mas vai dar tudo certo!!!

Unknown disse...

Tenho uma bb de 1 ano e 1 mes e a ortoptista receitou o tampao por 3 horas diárias, horas angustiantes e estressantes, pois nao estou conseguindo adaptar minha bb com essa coisa, choramos, ficamos nervosas, é um terror !!! Como faço ? Tá dificil... elianeveigas@hotmail.com

.










Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ vente cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis senza ricetta
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Luzia - Malu e a Escrita disse...

Olá,
Meu filho está no 3ºdia do tampão e ele também levou numa boa. A única coisa ruim é essa cola. Qual tampão vc usou? marca para não deixar tanta cola? Meu pirata tem astigmatismo.

Luzia - Malu e a Escrita disse...

Olá,
Meu filho está no 3ºdia do tampão e ele também levou numa boa. A única coisa ruim é essa cola. Qual tampão vc usou? marca para não deixar tanta cola? Meu pirata tem astigmatismo.

marta disse...

Olá boa tarde meu filho tem que usar tampão so q estou sofrendo um pouco por q ele não quer usar,já não sei mais o que faço gostaria,ate tampão colorido já comprei mas ta difícil,mas vcs estão de parabéns....

Glauciane disse...

Olá gostaria de saber qual é a marca do tampao, pois tenho um bebe de 9 meses que vai ter que usar, mas o tampao que eu conheço tem a cola muito forte e machuca muito. Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Cris, acabei de descobrir que meu filho de 4 anps tem apenas 20% em um olho e 80 no outro, a medica indicou oclusao todos os dias o dia inteiro e inclusive indicou uma talas para manter os braços imoveis para ele arrancar, o que achei desumano!!Sem muitas informações passo o dia pesquisando e sofrendo por antecipação..agora achei o seu site com outras maes relatando a melhora e o uso diario dos tampões!!Queria saber se o percentual do seu filho era mais ou menos esta e por qto tempo conseguiu melhorar ..qto tempo levou o tratamento?
Ainda esta sendo dificil minha aceitação! Se puder ajudar com informações agradeço muuito!!Bj, tina

Unknown disse...

Olá queridas,
Meu pequeno tem ptose e precisa do tampão! comprei estes dias por indicação de uma amiga o tampão colorido da oftan, porém há 8 tampões que não vou usar por ser rosa claro e escuro!
Alguém aí deixa de usar os azuis e os verdes para que troquemos???
Meu nome é angélica e sou de c
Curitiba!
Caso façamos "negócio" meu e-mail é:angegelly@hotmail.com
beijinhos a todas!

Clécia disse...

Olá me chamo Clécia e tenho uma bebê q está usando tampão há 4 dias ,a especialista passou pra ela usar 6hs por dia em cada olho,isso até os dois anos...mas o q me dói é na hora de tirar machuca muito,estou procurando outros mais fáceis de tirar...

Emy Edwards disse...

Olá Cristiane!

Amei seu blog.
Há uma semana descobrimos que meu sobrinho de 7 aninhos tem ampliopia. Teremos que iniciar o tratamento com tampão, e neste momento estamos pesquisando sobre o tratamento, uso do tampão e outras coisas.
Adorei encontrar seu blog.

Um abraço!

Emylene

Unknown disse...

Boa noite,tenho um filho de 2 anos e oito meses ele possui glaucoma congênito aos 11 meses de vida fez cirurgia em um dos olhos usa colírios para controlar a pressão do olho tudo isso e muito difícil, agora foi detectado miopia está usando óculos e fazendo tratamento com tampão. E uma luta diária às vezes bate uma tristeza quando a gente vê as pessoas olharem com cara de dó. Mas o q importa e q existe tratamento.

Unknown disse...

Boa noite,tenho um filho de 2 anos e oito meses ele possui glaucoma congênito aos 11 meses de vida fez cirurgia em um dos olhos usa colírios para controlar a pressão do olho tudo isso e muito difícil, agora foi detectado miopia está usando óculos e fazendo tratamento com tampão. E uma luta diária às vezes bate uma tristeza quando a gente vê as pessoas olharem com cara de dó. Mas o q importa e q existe tratamento.

Anônimo disse...

Bom dia! Estou angustiada pois minha menina de 2 anos está com esotropia + hipertropia nos dois olhos. Eles desviam para dentro e para cima. Fomos ao medico na quarta feira e ele mandou que ela use o tampão nas duas vistas, em dias alternados, por 6 meses. Caso não apresente melhoras ela terá de operar. Ontem tentamos colocar mas ela não reagiu bem e arrancou. Hoje será uma nova tentativa e vou seguir a dica do medico e por antes de ela acordar. Espero conseguir. Bjs

Tatiana disse...

Como vc faz para tirar sem machucar? Adorei sua publicação.

Cristiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiane disse...

Tatiana, compra óleo de vasilina. Passa em cima do tampão. Ele solta facilmente.

Cristiane disse...

Tatiana, compra óleo de vasilina. Passa em cima do tampão. Ele solta facilmente.

Marcela Mattos disse...

Oi Cris, descobri o problema do meu filho apenas agora. Aos 7 anos de idade.
A principio tomei um susto, fiquei muito mal me culpando por ter ido antes, enfim... Toda a culpa que a mãe carrega sempre !!
Pois bem, ele esta usando o tampão, tem dias que numa boa, tem outros que só por Deus, mais estamos conseguindo seguir as recomendações medicas.
Mais estamos com um grande problema na hora de tirar o tampão, esta machucando demais a pele do rosto, ontem quase chorei com ele.
Ele mesmo foi tirar (pq ele aprendeu a controlar as 6hs diárias) e ficou bem vermelho, quase sangrando.
Li sobre a dica de tirar em baixo do chuveiro, mais durante a semana ele usa na escola e como é periodo integral acaba tendo de tirar lá mesmo.
Saberia me dizer se tem outra forma ?
Pensei em ate colocar na lente do oculos, mais não sei se seria o mesmo efeito e consulta só em Outubro agora !!
Desculpa o textão... rsrs

Só distração disse...

olá!!!!
sei sim como é esta agonia pra tirar!!!!
Marcela, compra óleo de vasilina.Dá uma olhada no post:
http://olhopreguicoso.blogspot.com.br/2011/09/como-retirar-um-tampao-e-erro-medico.html

Unknown disse...

Oi e amiga
Meu nome é Paula e tinha certeza que meu filho tinha algum problema de visão desde pequeno não parecia más agente mãe conhece nossos filhos conversei com a pediatra quando ele tinha dias mas ele disse que era normal .
Então busquei outros médicos e o primeiro oftalmo diagnósticou com 2 no olho esquerdo e 5 no direito .
Procurei outro médico e o diagnóstico dói outro procurei o 3 e diagnósticos foi igual o segundo .
HOJE FOI BUSCAR O ÓCULOS E COMPREI O TAMPÃO POIS ELE TEM UM OLHINHO PREGUIÇOSO COMECEI HOJE É NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL ESPERO CONSEGUIR PASSAR POR ESSA FASE DE ADPTACAO EU CONTEI para ele antes muitas histórias de o supermem usa óculos que o homem aranha e Robin usa óculos que tampão é para piratas más hoje vi que não deu certo mas continuarei firme pois é para o bem dele mas confesso que meu coração está aflito .

Cristiane disse...

Paula... e se vc convidar ele para desenhar com giz de cera nos tampões?
Quem sabe ele goste.
Meu filho usou a marca OFTAM coloridos. Daí ele desenhava neles.

Cristiane disse...

Paula... e se vc convidar ele para desenhar com giz de cera nos tampões?
Quem sabe ele goste.
Meu filho usou a marca OFTAM coloridos. Daí ele desenhava neles.

Jhuliana disse...

Olá! Feliz em encontrar este espaço! Acabo de retornar de uma consulta com meu filhote de 4 anos, que terá que usar o tampão... tô angustiada demais com isso!
Começamos a perceber um pouco de estrabismo, levamos no oftalmo e ele começou a usar óculos há um mês. Hoje no retorno, vimos que os óculos corrigem a posição do olho estrábico, mas apresentou perda de visão. :(
Irá alternar usando o tampão dois dias no direito e um no esquerdo, podendo ficar no máximo 4 horas SEM o tampão por dia.
A médica mostrou como fazer em EVA para encaixar no óculos. Você chegou a usar desta forma? Quanto tempo levou para a visão do seu filho apresentar melhora?
Obrigada!

Cristiane disse...

Olá Juliana. Eu banca usei de Eva mas parece ser legal a ideia. Meu filho começou a usar com 3 anos é pouco a pouco ele foi estabilizando o olho preguiçoso. Não lembro do tempo certinho mas de 4/4 meses ela consulta e ia diminuindo a qdade de hs para usar por dia. Começou em 6 hs, 4 hs, 3 hs e 1 h.
Ele deixou de usar com 7 anos.
Na verdade usava apenas para manter até o olho chegar na idade de olho de adulto q costuma ser 7.

Cristiane disse...

* nunca usei de EVA